terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tanque vazio


Viajando pela grande Nairobi há algumas semanas me parece que tanto preciso escrever sobre muito...Queria mesmo era relatar detalhe por detalhe , queria eu escrever o tamanho dessa cidade, ou pelo menos desenhar os enormes arranha-céus que muito me lembram Sao Paulo, a imensidao dos eus e voces que andam pelas calçadas, já apertadas por conta dos carros que preenchem cada espaço das avenidas. Queria tambem poder compartilhar com os demais ouvidos, o alto som das "HIP HOP musics" que escuto todos os dias quando entro em um Matato. Queria deixar claro que Matato é o meio de transporte mais utilizado em Nairobi e que ele varia em seu tamanho e preço, a depender do cobrador e da regiao, mas a febre do HIP HOP é comum a quase todos eles e em overdose de decibels. Queria mostrar ao vivo o sorriso que tenho estampado no rosto em algum momento todos os meus dias, ao ser surpreendida por algum queniano, seja mulher seja piá, seja crianca seja coroa, alguem sempre tem alguma historia de bondade, de carinho, de simpatia, de angustia, de camaradagem e ate de malandragem, no bom sentido brasileiro. Queria poder preparar um belo banquete, com os deliciosos pratos tipicos a base de milho, feijao e batata, que nao carecem de garfos para serem saboreados.Queria mesmo era saber falar o swahili, que é o dialeto oficial do Quenia e também da Tanzania. Queria corrigir o google quando ele diz que o idioma oficial é também o ingles. Tudo bem, é verdade que aqui todas as pessoas falam e dominam o Ingles, mas no dia a dia, o Ingles se resume a uma disciplina obrigatória nas escolas ou na comunicaçao com algum gringo, o que todos falam orgulhosamente é o Swahili. Ainda sobre línguas, queria eu penetrar nos mais diversos dialetos das mais diversas tribos que juntas caminham pelo centro da cidade, com suas histórias de vitórias, de sofrimentos, de lutas, de tradicoes e saudades.
E para aqueles que cruzaram próximas fronteiras para aqui estar, queria por eles poder gritar para o mundo a tristeza e a dor que sinto quando escuto suas histórias, como a de algumas amigas somalianas, que de tanto quererem bem a sua terra, de lá tiveram que sair a força, trazendo para cá a vontade de viver, a esperança de que tudo mude um dia e que, em um lugar onde nem a ONU consegue se fazer muito presente, a mobilizacao pela paz seja geral.
Queria fazer com que algumas pessoas que conheci sejam reconhecidas mundialmente pela sua nobreza, porque muito mais do que qualquer projeto ou premio internacional, só o que elas querem é ganhar uma vida melhor para suas comunidadedes. E nos grandes aglomerados urbanos, que fazem de Nairobi a capital com as maiores favelas do Sul da Africa, lá estao esses cidadaos, olhando por suas crianças, lutando por escolas, por hospitais, por eletricidade, por tudo o que eles sentiram na pele um dia precisar.
Queria poder chutar, quebrar, queimar qualquer estigma que as pessoas tem sobre a Africa ou pelo menos sobre esse cantinho de Africa que é o Quenia.
Queria tudo isso e mais um pouco, mas como sei que pouco tempo tenho para gastar na internet, resolvi querer falar apenas sobre o tanque vazio. Desde que cheguei aqui, todo o pais está sofrendo com com a falta de agua por conta da falta de chuva. Claro que nos bairros mais burgueses (nao me acuse, pois sou totalmente tendenciosa e pessoal em meu comentários e tenho plena consciencia disso) a água corre como se viesse direto da rebanceira. Mas nos outros bairros e principlamente nas favelas, agua tem sido coisa rara, motivo de festa quando saem direto das pias ou chuveiros, porque se nao a de se procurar um fonte em alguma visinhança afastada, encher os baldes e entao levar para casa. Mas foi só assim que eu percebi, como em uma cidade grande como essa, assim como em minha grande Curitiba ou qualquer outro grande centro urbano, o desperdicio esta em todos os cantos e parece inevitavel. Parece que todos os dias os carros precisam ser lavados, as calçadas tambem precisam estar impecáveis, as pessoas precisam lavar suas roupas todos os dias, tomar banho e puxar a descarga.... Puxar a descarga foi para mim a experiencia mais chocante. Quando estava me acostumando com a tarefa de rotina que é levar a água em um balde de um lado para outro,percebi que a mesma quantidade de agua que eu uso para tomar um banho e até lavar uma ou outra peça de roupa, é a mesma quantidade de água que preciso para encher o tanque vazio da privada, para limpar um mijo ou um cocozinho. E ai mobilizo todos os os 14 moradores da minha casa para que eles aguentem o odor nauseante do banheiro ao maximo para economizarmos o maximo de descaga possivel, e mesmo assim, eles ainda esquecem a torneira aberta nos dias em que se tem agua, água essa que vaza das bacias e seca ao sol...
Entao, nesses últimos dias, minha mente tem estado cheia de pensamentos e questionamentos sobre a agua, mas ao mesmo tempo parece um tanque vazio em termos de respostas ou soluçoes...

14 comentários:

  1. suas histórias são lindas, sua visão tendenciosa é linda, sua sensibilidade é linda, suas palavras são tocantes. e lindas. sua alegria é linda, o jeito que vc vive é lindo. vc é linda
    eu te amo, morro de saudade.
    quero mais e mais posts como esse.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida suas palavras me trazem lágrimas (o que nâo é difícil né?). Umas de saudades, outas de emoção e as principais de alegria por estar conhecendo este pedacinho da Africa pelos seus olhos.
    Beijos de todos daqui Katia

    ResponderExcluir
  3. Mari, parabéns pelo texto! consegui sentir tudo, ou quase tudo oq vc quis descrever! Mta sorte aí, vc é uma amiga que eu sinto mto orgulho de ter, e que faz a diferença. Parabéns por ser quem vc é! quero mais posts, vou entrar sempre aqui! Aproveite ao máximo sua estada aí!

    Bjão, saudades, amo vc!

    Fer - MONQUEI

    ResponderExcluir
  4. Você é simplesmente incrível!!!!!!!
    Adorei o que vc escreveu... e me emocionei juntamente, pois nas idas e vindas das viagens, muitas vezes, na solidão, escrevei até em pedaços de papel higiênico... porque eu tinha que botar para fora o que estava sentindo... de alguma foram, mesmo que solitária e mesmo sendo no único pedaço de papel que eu tinha em mãos... vc me fez reviver! Aí não estou... mas sinto com muito carinho as tuas palavras, pois sei do teu entusiasmo, da alegria que é estar onde se está e da importância que é para vc relatar isso. Me despeço parabenizando-te não só pelo que escreveu ou pelas palavras que usou, mas por conseguir traduzir a emoção nessas frases. Eu desejo toda descoberta possível para vc e sempre algum meio de poder transpassar isso! um beijo enorme no teu coração! Extremamente feliz por vc, Guara.

    ResponderExcluir
  5. Mariana, querida, li o seu comentario sobre a África e fiquei muito emocionada até chorei voce é muito simpática para esse povo sofrido tenho certeza que voce é com a sua sensibilidade vai conquistar a amizade de toda essa gente envio um grande abraço e mil beijos da vó edo vô que muito te amam.
    Oi Mari, foi a primeira vez da vó no mundo virtual, legal né... teve até foto. Bom, a derde da tia digitou mensagem na primeira página do blog. Também adorei tudo o q vc escreveu, veja lá. Muiiiiiiiiitos bjs, Marga

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Mari. Sempre nos orgulhando de suas brilhantes iniciativas, tão preocupadas com o mundo e com os seus problemas. Parabéns mais uma vez pelo trabalho que está fazendo. Todos estamos muito orgulhosos de você. Um grande beijo e muitas saudades, João M.

    ResponderExcluir
  7. Irado Mari, como diz o nosso Jussa, "Sempre nos orgulhando de suas brilhantes iniciativas, tão preocupadas com o mundo e com os seus problemas"
    você é fodaaa guria, merece muita coisa boa por isso q vc faz... tenho ctza q vai ser recompensada por todo bem q vc faz... mtoo orgulho de ser sua amiga.. e muitas saudadess.. um beijooo da Ulia

    ResponderExcluir
  8. Priima!!
    Aquii de Campo Grande também estamos acompanhando sua caminhada transbordante de descobertas e emoções =D
    Seus comentários muito nos comovem, e com certeza nos faz refletir sobre a abundância - de água e outros vários recursos - que nos está disponível a cada dia e o quão gratos devemos ser por isso. É muito bom ver o quanto vc está aprendendo e, por tabela, aprender um pouquinho também. ;D
    Continue caminhando firrme e forrte.. estamos sempre a espera de mais noticias!

    Beeijoss, cris e family ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi Mariii!!!
    Guria vc escreve bem pra caralho!
    Faça um diário e depois tranforme em livro... Eu ia adorar ler!
    Cara to com saudades!!
    Quero saber mais da sua rotina ai, a mãe sempre liga quando eu nao to, mas vou tentar te ligar nos sabados pela manhã daqui ok?
    Já que vc não tem muita internet ai anota tudo pq se nem seus 2 ou 3 meses de viagem vc conseguiu contar tudo, que dirá 1 ano inteiro...
    Ah eu vi as fotos no orkut tbm muito massa!! Me deu vontade de ir pra ai, sair da vidinha curitiboca...
    Beijo brow

    ResponderExcluir
  10. Lindo como você Mari...
    Muito bom, queria ter sua coragem.
    Saudades

    Manda o texto para o próximo jornal laboratório, precisa estar lá.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi,Mari, é a Maga, mãe do Kike. Saudades de você, menina! É... parece que grandes aglomerações de humanos, principalmente aquelas permeadas das clássicas desigualdades sociais, são uma constante em todos os continentes do Planeta. Tanque vazio X torneira aberta. Pra tudo! Fiquei impressionada com a sua observação sobre a quantidade de água que vai numa descarga do vaso sanitário. Trata-se da valorização da merda do rico! Do mijo do rico. Nada contra o rico, só que a opção do banheiro seco não passa pela cabeça nem dos mais letrados. E deveria! Somos nõs, os ditos "mais informados" que deveríamos iniciar o processo de sustentabilidade. Na prática mesmo!
    O curso de fotografia por aqui tá ótimo. No entanto, penso que ele somente terá valor no dia que minhas lentes registrarem aquilo que deve ser denunciado e aquilo que deve ser valorizado como exemplo de solução.
    Mari, você tem orkut? Quero te passar o meu pra vc ver algumas fotos: magaly@magaly.com.br

    ResponderExcluir
  12. Mari, cara, adorei seus textos mto bons. Sempre curioso para saber como estavam as coisas por aí!
    Escreva sempre q conseguir pq vou ler cada texto com mto carinho e curiosidade!
    Se cuida !!!
    Saudades!!!

    ResponderExcluir
  13. Mari!!
    Muito orgulho de vc! Que bom que esta VIVENDO isso! Porque viver é a melhor parte! Adorei ler suas histórias!!
    Não deixe de escrever pq quero sempre saber o que tá acontecendo com vc!
    Vc é mto + Q D +!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Te amo!!

    BIBI!

    ResponderExcluir
  14. olá Mari
    não sei se já voltáste ou não da tua viagem, mas pelas histórias que contas e pelos comentários já vi que és uma mulher de armas, força, gosto da tua atitude.Eu sou aquele que te quis enchaguar as lágrimas no avião quando partiste de Curitiba á um ano atrás.
    Um agraço do português

    ResponderExcluir