terça-feira, 28 de julho de 2009

Tem que remar e remar


Sou eu a Mari, nascida e criada em Curitiba (com parte da infância na saudosa cidade interiorana de Ponta Grossa), bicho do Paraná, que até então nem nunca tinha saído desse maravilhoso país, onde mesmo que poucas vezes fui atrás das mais incríveis descobertas...Agora estou embarcando em voo internacional para Nairobi, a princípio, para passar um ano.
Foram diversas as reações quando despejei na bucha esssa novidade. Falas como "Nossa, vai fazer o que lá?" "Caralho, que tesão" "Porque o Quênia?" "Tenho muita pira de ir pra Africa" se tornaram comum nesses últimos dias, em que experimentei intensamente novos pensamentos, questionamentos e quebras de conceitos que me levaram a escolher aquele pais..Talvez a principal delas tenha sido a primeira vaga de trabalho pela qual me interessei. Sobre isso, muitas pessoas também se interessaram e perguntaram como eu consegui essa oportunidade. Foi por meio da Aisec, uma organização que foca no desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros com o objetivo de causar impactos sociais positivos e com essa finalidade,promove intercâmbios profissionais em diversas áreas (Site:http://www.aiesec.org.br). No meu caso, esse intercâmbio é voltado para o desenvolvimento social. Vou trabalhar em uma ONG que desenvolve projetos relacionados a AIDS/HIV em duas das maiores comunidades de Nairobi (Mathare e Huruma), lugares que, segundo notícias internacionais - nunca disseminadas pela voz de quem vive nesses lugares e poderiam falar com maior segurança sobre a situação em que se encontram - incide um grande número de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS, de crianças que perderam seus pais por conta da doença, de desempregados, da falta de perspectiva de vida entre seus moradores. Mas a minha intenção é outra, é de fato vivenciar o dia-a-dia dessas pessoas, é descobrir como a cultura afro ainda consegue viver e se fazer valer por maior que seja a opressão sofrida por seus praticantes, é acompanhar um novo estilo de vida e sem dúvida chocar e muito aprender com ele. O meu entusiasmo com essa vaga foi seguido pela enorme curiosidade de desvendar e desbravar a Africa, que seja pelo menos um país, país esse que já me chamava atenção por suas conhecidas belezas naturais,por conhecidos quenianos simpaticos e por sua curiosa história.
"A walk in Nairobi" quase que ao pé da letra, pois a minha intenção nesse blog é justamente essa, caminhar, passear ou simplismente andar por Nairobi, falar sobre ela tudo o que eu conseguir enxergar com essas minhas lentes de uma cidadã curitibana, que por sorte de nascência, conseguiu se fazer menina estudada, de raras oportunidades no imenso país de onde venho e que raras também são essas oportunidades para o Quênia para onde vou...
Dizem Naiorobi uma grande cidade da costa lesta da Africa, a maior delas, mas não se diz dela, em nenhum guia turístico, aquela que padece de tantas necessidades, como toda cidade que dizem economicamente desenvolvidas. Tal como em nosso Brasil, com nossos recantos praianos, ribeiros, sertanejos, pantaneiros, onde se presenteiam os contrastes de um povo com tão rica cultura se chocando na única direção a que tende a cultura global.
Por isso, para penetrar de vez nesse todo novo, ainda tenho que remar e remar. Remar muito além do Atlântico Sul...
Tentar vou, sempre que possível, atualizar o blog para manter meus assíduos leitores (mamãe) em dia com o meu dia-a-dia.
A todos que quiserem receber, um grande abraço.

OBS: Certamente vou dar meus pulinhos fora de Nairobi e quissá até do Quência, por isso, por vezes não vou me limitar apenas a essa cidade.

19 comentários:

  1. Uhul, é a Mari em Nairobi! É agoraaaaaaa!

    Estou acompanhando desde já essa tua magnífica jornada. E torcendo muito por você!

    Um grande beijo,

    João Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. amorrrrrrrr, ja fiquei arrepiada, já to com saudade, já to tendo um piriri. são 18h45, horario do seu vôo...agora liguei e vc nao mais atendeu...
    dê noticias SEMPRE...ja passei seu blog pro povo cefetiano :)
    aproveite, curta, conheça gente, lugares, fotografe, escreva...conte tudo pra gente..
    te amo

    ResponderExcluir
  3. Uhuuuuuuuuuuuu, lindo seu primeiro post, tenho certeza que a viagem será um épico de fortes emoções, te cuida aí e aproveite, claro.

    Bjs e abraços fortes

    ResponderExcluir
  4. Mari, aproveite muito. Você é muito empenhada no que faz, e faz com amor e dedicação. Muito sucesso. Bjk

    Ceusnei

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ae Mariiii é o Flávio aqui...
    o blog é um meio de comunicação iraaado curti a idéia. Aproveite muito ai e walk in Nairobi hahaha desbrava tudo por ai mesmoooo! Pena não ter se despedido de ti mais a festa da chegada agente compensa em dobrooo!!! A, e quando tiver um tempinho da uma olhada no meu blog haha... www.fiebresuldamerica.blogspot.com Beijaaao

    ResponderExcluir
  7. Isso aí Mari! =)
    Que alegria poder ler notícias suas...
    Te desejo sucesso nessa jornada...muita paz!
    Curta muitooo! Admiro demais vc e a sua iniciativa!
    beijoooo

    Ju(MKU)

    ResponderExcluir
  8. Que bom ter esse espaço pra estar com você.
    Mais uma vez que Deus te abençoe com muita proteção e que você possa espalhar sempre muita alegria por onde passar ...Muitos beijos da Tia Marga

    ResponderExcluir
  9. Mari,
    Esqueceu da reação clássica:

    "QUEM VAI FAZER ALFAJOR????"

    hahahaha
    Vo te mandar uma e-mail logo!
    Beijooo

    ResponderExcluir
  10. manooooooooo
    da noticia caralho
    quer me deixar louca?

    ResponderExcluir
  11. Só pra reforçar o que a Ana disse,a pergunta que não quer calar: QUEM VAI FAZER ALFAJOR?
    E pra te desejar um bom final de semana. Beijos, Tia Marga

    ResponderExcluir
  12. Assino a partir de agora que serei uma leitura assidua com uma única condição:
    QUERO ALFAJOR, NÃO TENHO A RECEITA MÁGICA.

    ResponderExcluir
  13. Mari,não sei se vc vai poder acessar daí, mas ontem passou no Jornal Nacional uma reportagem no Pará, na Ilha de Marajó, lá onde vc esteve, aí lembrei de te mandar o link abaixo:
    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1099308-7823-ESCOLA+DE+MUSICA+NO+INTERIOR+DO+PARA+GANHA+APOIO+DO+CRIANCA+ESPERANCA,00.html

    ResponderExcluir
  14. Priiimaa!!
    Que orguulho ter esse espírito aventureiro e revolucionário na família!! xD
    Torço muuito pra que essa experiência seja maravilhosa pra vc, e que vc possa ajudar muito essas pessoas que, certamente, precisam muitoo de pessoas como você por aí.
    E vou ficar ligada esperando novas notícias e postagens ;D hehehe

    Que Deus abençoe sua estadia na África!
    Beijooooooooooooes!!
    (cris)

    ResponderExcluir
  15. Muito orgulho de vc, Mari...
    Estou super ansiosa para as suas histórias dai... Se as de curitiba já são foda, imagino ai... Nem vou falar p aproveitar pq eu sei que vc faz isso mto bem!!
    beijo

    Cami

    ResponderExcluir
  16. Só pra te desejar um ótimo fim de semana!!!
    Muiiiiiiiitos bjs

    ResponderExcluir
  17. Poooxa!!! Gostei de ler. Realmente muda um pouco a noção que temos do lugar. Normal, pois o mesmo erro se comete mutas vezes com relação ao que se diz ou se pensa do Brasil, né? Tá linda na foto! E esse "pano" (que deve ter um nome), então!Beijões e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  18. Tô eu aqui de novo pra dizer que adoro ler o que você escreve ... Fico sempre esperando a próxima mensagem porque sei que vale a pena. Parabéns e se cuide, tá? Muitos beijos, da Tia Marga.

    ResponderExcluir